SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27AIDS: o diálogo entre livros didáticos de Ciências (PNLD 2017/2020), professores/as e alunos/asO Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária: uma reflexão no âmbito das políticas de formação de educadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

CAMPOS, Vanja Ramos Vieira de  y  ROLINDO, Adriano Caetano. Liderança e gestão escolar: um olhar questionador sobre o conceito de liderança em educação na perspectiva filosófica de Espinosa. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225829. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5829.

O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão da qualificação da gestão escolar e do papel do diretor de escola, a partir do pressuposto de que todas as relações afetivas no coletivo escolar geram desdobramentos que podem aproximar as comunidades da conquista da qualidade social da educação. Foram retomados os conceitos da filosofia de Baruch de Spinoza, especialmente a teoria dos afetos; o debate sobre a gestão escolar, na perspectiva sociológica da crítica ao neoliberalismo e a discussão que tenta estabelecer o conceito de qualidade social da educação, entendida como a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento do ser humano na sua integralidade. Conclui-se que a liderança na escola pública é garantidora de direitos e deve possibilitar que os alunos exerçam um papel ativo na sociedade e, portanto, a atuação do diretor, enquanto liderança na gestão escolar, não encontra similaridade com as abordagens teóricas de liderança utilizadas como embasamento aos modelos de gestão empresarial.

Palabras clave : Afetividade; Gestão escolar; Liderança; Qualidade social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )