SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária: uma reflexão no âmbito das políticas de formação de educadoresEmpregabilidade e destino ocupacional de egressos da educação superior: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

MEDEIROS, Letícia Miranda  y  FONTOURA, Helena Amaral da. O retorno para os formadores: análise da carta de uma professora de Inglês. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e226536. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a6536.

O contato com os egressos é uma das formas de a universidade tomar conhecimento das reais demandas encontradas na escola e, assim, pensar em ações práticas na formação que possam amenizar os desafios que os professores encontram em sala de aula. Este artigo tem por objetivo trazer reflexões sobre a formação de professores que atuarão na Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, foi proposto a uma egressa do curso de Letras e atual professora de Inglês da Educação de Jovens e Adultos a escrita de uma carta endereçada aos formadores da Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do pedido de escrita de uma carta pessoal se deu pela necessidade de dar um retorno à instituição sobre como seus professores vêm contribuindo com a formação de seus ex-alunos. A carta foi analisada com base na metodologia da tematização proposta por Fontoura, que consiste em demarcar palavras, expressões ou temas para, assim, fazer a relação com os teóricos. Autores como Tardif, Freire, Nóvoa, entre outros, foram usados como aporte teórico para embasar o tema encontrado na carta, que é ‘o desafio de lecionar Inglês em turmas da Educação de Jovens e Adultos’. Com a análise da carta foi possível perceber a importância do estudo de textos de Paulo Freire na graduação e a relevância da discussão de pesquisas feitas com a Educação de Jovens e Adultos entre os professorandos para que os futuros professores compreendam que o ensino infantilizado precisa ser abolido nessa modalidade e para que aulas significativas possam ser disponibilizadas para esse público. Com isso, espera-se que, com a divulgação do resultado preliminar desta pesquisa, a Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como também outras instituições voltadas para a formação docente, insira em seus currículos temas associados às peculiaridades da Educação de Jovens e Adultos nas licenciaturas para que futuros professores lidem melhor com a diversidade etária e de interesses presentes nessas turmas.

Palabras clave : Educação de jovens e adultos; Egressos; Formação docente; Língua inglesa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )