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Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

BRAGA, Daniel Santos; INACIO, Márcia Helena; SALOME, Nivalda Chaves dos Santos  and  BRESCIA, Amanda Tolomelli. Empregabilidade e destino ocupacional de egressos da educação superior: uma revisão da literatura. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225382. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5382.

Este artigo de revisão discute pesquisas recentes sobre a inserção profissional de egressos da educação superior no Brasil. Para isso, foi feito um levantamento em bases indexadas e repositórios acadêmicos, das produções publicadas no país nas últimas décadas. A partir de critérios de elegibilidade, foram selecionados 30 trabalhos que compuseram o corpus documental do estudo. Parte significativa dos documentos localizados dizem respeito a egressos de cursos de formação de professores. Assim, o estudo foi desagregado entre produções sobre egressos em geral e sobre egressos de licenciaturas, sendo que, dessas, destacaram-se pesquisas sobre graduados em cursos de Pedagogia. Nas análises, foi possível classificar as produções em três categorias: (i) as que relacionam a inserção de egressos às modificações do mercado de trabalho; (ii) as que associam as trajetórias profissionais em interface com desigualdades estruturais da sociedade; e (iii) as que abordam a inserção laboral de egressos a partir das especificidades da área de formação. Dentre os resultados, identificou-se que as produções sobre egressos da educação superior são bem distribuídas nos três grupos. Já para egressos das licenciaturas e Pedagogia, os trabalhos se concentram na terceira categoria, com exceção de cursos da parte diversificada da Base Nacional Comum Curricular. Foi possível concluir também que, em geral, o mercado de trabalho para licenciados absorve os egressos dentro da área de formação com relativa facilidade, ainda que continuem existindo desigualdades de remuneração quanto ao sexo e à raça/cor.

Keywords : Educação e emprego; Educação superior; Inserção profissional de egressos; Mercado de trabalho.

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