SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28English teachers’ pedagogical practices and their digital literacy development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

JESUS, David Alan Araújo de; CRUZ, Josias Martins dos Anjos  and  PACHECO, Maria Lúcia Tinoco. O lugar da cultura na formação inicial de professores de Química no norte do Brasil. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e236454. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6454.

O presente artigo propõe-se a analisar os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores de Química das Instituições Federais de Ensino Superior presentes na região norte brasileira a fim de identificar se os conteúdos referentes à cultura, previstos nas diretrizes para formação de professores, estão sendo incluídos nas propostas curriculares. Os documentos referidos foram obtidos nos sites das Instituições e via e-mail. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de divisão em unidades temáticas. Na presente pesquisa constatou-se que os aspectos culturais, em termos gerais, estão sendo incluídos nas matrizes curriculares. Em especial, há a abordagem generalizada da cultura e questões étnicas em detrimento da relação entre os conhecimentos tradicionais amazônicos/indígenas e os científicos. Pouco se valoriza a cultura amazônica nos documentos analisados, o que distancia os debates científico-culturais propícios à significação do ensino de Química. Nesse sentido, é urgente repensar os currículos dos cursos de formação inicial de professores de Química, de modo a contribuir não apenas com a aprendizagem científica, mas também com a valorização dos conhecimentos tradicionais.

Keywords : Currículo; Educação; Formação de professores; Multiculturalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )