SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Práticas pedagógicas dos professores de Língua Inglesa e o desenvolvimento do seu letramento digital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

JESUS, David Alan Araújo de; CRUZ, Josias Martins dos Anjos  e  PACHECO, Maria Lúcia Tinoco. O lugar da cultura na formação inicial de professores de Química no norte do Brasil. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e236454. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6454.

O presente artigo propõe-se a analisar os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores de Química das Instituições Federais de Ensino Superior presentes na região norte brasileira a fim de identificar se os conteúdos referentes à cultura, previstos nas diretrizes para formação de professores, estão sendo incluídos nas propostas curriculares. Os documentos referidos foram obtidos nos sites das Instituições e via e-mail. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de divisão em unidades temáticas. Na presente pesquisa constatou-se que os aspectos culturais, em termos gerais, estão sendo incluídos nas matrizes curriculares. Em especial, há a abordagem generalizada da cultura e questões étnicas em detrimento da relação entre os conhecimentos tradicionais amazônicos/indígenas e os científicos. Pouco se valoriza a cultura amazônica nos documentos analisados, o que distancia os debates científico-culturais propícios à significação do ensino de Química. Nesse sentido, é urgente repensar os currículos dos cursos de formação inicial de professores de Química, de modo a contribuir não apenas com a aprendizagem científica, mas também com a valorização dos conhecimentos tradicionais.

Palavras-chave : Currículo; Educação; Formação de professores; Multiculturalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )