SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The place of culture in the initial training of Chemistry teachers in Northern BrazilClass and training: screening of doctoral theses of the Teaching knowledge area author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

PEDRI, Carolina  and  KOERNER, Rosana Mara. Práticas pedagógicas dos professores de Língua Inglesa e o desenvolvimento do seu letramento digital. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e237070.  Epub Mar 30, 2023. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7070.

O presente artigo busca trazer informações sobre como o letramento digital dos professores de língua inglesa tem se desenvolvido por meio do que dizem de suas práticas em sala de aula. Os dados analisados aqui são um recorte de uma pesquisa de mestrado que procurou investigar o desenvolvimento do letramento digital desses professores, seus desafios e, superações e responsabilidade deles ao formar outros sujeitos letrados digitalmente. Para levantamento dos dados foram utilizados os instrumentos questionário e entrevista e as falas foram analisadas em seu conteúdo. Os resultados demonstraram que as práticas docentes que mais oportunizam o desenvolvimento do letramento digital dos professores referem-se ao planejamento e execução das aulas, principalmente por meio de atividades de pesquisa e apresentação de conteúdos, sejam por textos, imagens ou vídeos. Os recursos tecnológicos têm sido utilizados mais para apresentação/apreciação do que para a produção/criação de materiais digitais. Aponta-se a necessidade de formação sólida no tema letramento digital para um trabalho mais efetivo.

Keywords : Atividades pedagógicas; Leitura e escrita na tela; Professores de língua inglesa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )