SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Práticas pedagógicas dos professores de Língua Inglesa e o desenvolvimento do seu letramento digitalEducar as emoções e desenvolver habilidades socioemocionais no Ensino Básico de Português: estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

GROSSELLI, Eduarda; RIBEIRO, Inauã Weirich  e  MUNHOZ, Angélica Vier. Aula e formação: rastreio de teses de doutorado da Área de Conhecimento em Ensino. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e236606.  Epub 28-Jun-2023. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6606.

O presente artigo deriva de um projeto de pesquisa vinculado ao Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento, da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Esta investigação foi realizada por uma bolsista de iniciação científica, em conjunto com uma bolsista de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ensino da mesma Universidade, orientadas pela professora coordenadora do Grupo. O objetivo da pesquisa foi arquivar e arquivizar as teses de doutorado da Área de Conhecimento em Ensino (publicadas no período de 2013 a 2020) que operam com a noção de aula na formação inicial de professores no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Para tanto, utilizou-se, como referencial teórico-metodológico, a noção de arquivo de Michel Foucault. Como procedimentos arquivísticos, operou-se com os dispositivos de arquivamento e arquivização, a partir de Aquino e Val. Dispondo do arquivo e dos demais procedimentos citados, foi possível observar os enunciados correspondentes às noções em destaque – aula e formação inicial de professores. A investigação não tem a intenção de exibir uma definição das noções; todavia, evidenciou o modo como elas emergiram nesse arquivo. Dessa forma, verifica-se, como resultado, uma quase-invisibilidade das noções de “aula” e de “formação inicial de professores” na produção de teses de doutorado da Área de Conhecimento em Ensino no Brasil (período de 2013 a 2020).

Palavras-chave : Arquivo; Aula; Capes; Formação inicial e professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )