SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Educating emotions and developing socio-emotional skills In Elementary Portuguese Education: a case studyBenefits of a school-based mentoring support: analysis of the mentor teacher-related predictors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

DIAS, Marian Ávila de Lima e; ANDRADE, Patrícia Ferreira de  and  CARREIRA, João Luiz Cavalcante. As hierarquias escolares e a violência entre estudantes. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e236059.  Epub June 28, 2023. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6059.

A partir das hierarquias escolares identificadas por Ador-no, investigou-se a relação entre o desempenho escolar (destaque nas notas e atividades de classe – hierarquia oficial) e ser vítima ou praticante de maus tratos; a relação entre o desempenho em Educação Física, a popularidade (hierarquia não oficial) e a condição de sofrer ou praticar maus tratos entre pares e, ainda, se os estudantes que se destacam na primeira situação, também se destacam na segunda. As respostas aos questionários e escalas aplicados a 223 estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de uma cidade da Grande São Paulo indicaram, sobre a hierarquia oficial, que os que nessa se destacam não tendem a ser vítimas ou agressores, enquanto aqueles que não se destacam, tendem a ser vítimas e agressores, conforme indicação de colegas. Se o mau desempenho na hierarquia oficial coloca o aluno como vítima ou agressor, é a sua posição na hierarquia não oficial que influencia qual desses papéis ele ocupará. Os considerados populares e com bom desempenho físico tendem a ser identificados como agressores e os impopulares e que não se saem bem em Educação Física, como vítimas. Além da correlação entre ser popular e sair-se bem nos esportes, que confirma a existência da hierarquia não oficial na escola, também há uma correlação entre popularidade e destaque na hierarquia oficial, sugerindo que a popularidade também é um aspecto importante nessa hierarquia. Esse dado leva ao questionamento sobre quais atributos identificam atualmente o “bom aluno” e quanto o reconhecimento do bom desempenho acadêmico pode ser confundido atualmente com um mero cumprimento de tarefas.

Keywords : Desempenho acadêmico; Desempenho em educação física; Popularidade na escola; Teoria crítica da sociedade; Violência escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )