SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28As hierarquias escolares e a violência entre estudantesA construção de brinquedos em aulas de Educação Física escolar: uma experiência pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

CUNHA, Jennifer Silva da; MARTINS, Juliana Andreia Oliveira; FREITAS, Lisete Maria Guimarães da Costa  y  ROSARIO, Pedro José Sales Luís Fonseca. Benefícios da tutoria em contexto escolar: análise dos preditores relacionados com o professor-tutor. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e237209.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7209.

O presente estudo analisa as variáveis do professor-tutor preditoras dos benefícios da tutoria em contexto escolar: a qualidade da relação de tutoria, a autoeficácia do tutor, o compromisso afetivo e a experiência enquanto tutor. Participaram 140 professores de diferentes zonas de Portugal, através do preenchimento de um questionário online. O modelo de regressão linear múltipla revelou que a qualidade da relação e a autoeficácia do tutor são preditores estatisticamente significativos dos benefícios da tutoria percebidos pelo professor-tutor. Não foram encontrados resultados significativos nos restantes preditores. Os dados sugerem a necessidade de se investir na formação dos professorestutores e na monitorização da sua prática, de forma a promover a qualidade da relação tutor-tutorando e a autoeficácia do tutor. O compromisso afetivo e a experiência enquanto tutor não são suficientes para o sucesso dos programas de tutoria, de modo que urge rever as práticas de organização da tutoria nas escolas (e.g., critérios de seleção dos tutores).

Palabras clave : Autoeficácia; Compromisso afetivo; Experiência como tutor; Qualidade da relação; Tutoria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )