SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Benefícios da tutoria em contexto escolar: análise dos preditores relacionados com o professor-tutorMemorial de formação pessoal e desenvolvimento profissional docente: temporalidades, inícios e reinícios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

GALINDO, Vinicius Aparecido; MARTINS, Ida Carneiro  e  SILVA, Cinthia Lopes da. A construção de brinquedos em aulas de Educação Física escolar: uma experiência pedagógica. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e237204.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7204.

O objetivo desta pesquisa é analisar uma experiência pedagógica realizada com estudantes do Ensino Fundamental (séries iniciais) por meio de duas oficinasaulas durante o período de setembro e outubro de 2015, no sentido da educação para o lazer e numa perspectiva cultural. Quando os sujeitos são incentivados a consumir produtos tecnológicos, como jogos e brinquedos, nem sempre têm a oportunidade de refletir sobre os modos de sua utilização, o que acaba por impedir a criação de formas diferentes de brincar, assim como, de novos brinquedos. Nesta pesquisa, desenvolveu-se uma investigação bibliográfica e de campo, do tipo participante e de natureza qualitativa. Os dados foram registrados em diário de campo e foi feita uma análise interpretativa com o intuito de identificar os significados do brincar para os participantes da pesquisa. Os resultados demonstraram que os estudantes gostaram de brincar com os brinquedos que eles construíram a partir de materiais recicláveis pelo fato de eles mesmos terem montado esses brinquedos e pela possibilidade de realizar diferentes brincadeiras com os objetos construídos.

Palavras-chave : Atividades de lazer; Brincadeiras; Educação Física; Jogos; Vivência pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )