SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28The construction of toys in Physical Education classes at school: a pedagogical experienceRepresentations of the indigenous and the European immigrant in history museums in the South of Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

PEREIRA, Amarildo Gomes  and  ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes. Memorial de formação pessoal e desenvolvimento profissional docente: temporalidades, inícios e reinícios. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e236999.  Epub Aug 07, 2023. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6999.

A valorização da história profissional implica na compreensão das interações sociais e familiares, das influências culturais e religiosas, bem como dos desafios enfrentados, da aquisição de novas aprendizagens e conhecimentos ao longo da carreira docente como elementos fundamentais na constituição pessoal e profissional. O objetivo deste artigo, oriundo da tese de doutorado do primeiro autor, é compartilhar e analisar os caminhos percorridos por um professor com 18 anos de experiência docente na Educação Básica. No processo de constituição do professor experiente, vida pessoal e desenvolvimento profissional se entrecruzam. Ao final, compreendeu-se que a trajetória foi resultado da busca constante por aprender mais e de um trabalho coletivo desenvolvido em um longo percurso histórico. Nesse caminhar são vistas as lutas travadas para superar desafios, as interações e apoios de professores, familiares e amigos, as aprendizagens e conhecimentos adquiridos ao longo da vida, formação escolar, acadêmica e atuação profissional.

Keywords : Aprendizagem de adultos; Docência; Formação de professores; Memória histórica; Trajetória de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )