SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A construção de brinquedos em aulas de Educação Física escolar: uma experiência pedagógicaRepresentações do indígena e do imigrante europeu em museus de história no Sul Catarinense índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

PEREIRA, Amarildo Gomes  e  ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes. Memorial de formação pessoal e desenvolvimento profissional docente: temporalidades, inícios e reinícios. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e236999.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6999.

A valorização da história profissional implica na compreensão das interações sociais e familiares, das influências culturais e religiosas, bem como dos desafios enfrentados, da aquisição de novas aprendizagens e conhecimentos ao longo da carreira docente como elementos fundamentais na constituição pessoal e profissional. O objetivo deste artigo, oriundo da tese de doutorado do primeiro autor, é compartilhar e analisar os caminhos percorridos por um professor com 18 anos de experiência docente na Educação Básica. No processo de constituição do professor experiente, vida pessoal e desenvolvimento profissional se entrecruzam. Ao final, compreendeu-se que a trajetória foi resultado da busca constante por aprender mais e de um trabalho coletivo desenvolvido em um longo percurso histórico. Nesse caminhar são vistas as lutas travadas para superar desafios, as interações e apoios de professores, familiares e amigos, as aprendizagens e conhecimentos adquiridos ao longo da vida, formação escolar, acadêmica e atuação profissional.

Palavras-chave : Aprendizagem de adultos; Docência; Formação de professores; Memória histórica; Trajetória de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )