SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Basic education teachers’ perceptions of teaching-learning in the Covid-19 pandemicAnticolonial Geography and the Movement Pedagogy: introductory notes on a possible dialogue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

SILVA, Alexsandra de Santana Soares  and  RIBEIRO, Marinalva Lopes. Representações sociais de discentes do curso de engenharia de alimentos sobre a relação professor-estudante. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238445. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8445.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa cujo objetivo geral foi compreender os sentidos atribuídos por estudantes do Ensino Superior para a relação professor-estudantes. O objetivo específico visava destacar a organização do conteúdo das representações da relação professor-estudantes. Na fase de produção de dados, foi aplicado um questionário a 53 estudantes do curso de engenharia de alimentos com a Técnica Associação Livre de Palavras. Já na fase de análise dos dados foram usadas operações estatísticas simples, as quais ajudaram a organizar a estrutura das representações dos sujeitos. Os resultados apontam que, para alguns estudantes, a relação professor e estudantes tem sentido de amizade, respeito, compreensão e empatia, ao passo que, para outros, tem sentido de distanciamento, hierarquia e dificuldade, o que leva à conclusão de que essas representações discrepantes são produtos histórico-sociais relacionados às práticas dos indivíduos e podem influenciar diretamente o processo de ensino e de aprendizagem dos graduandos.

Keywords : Aprendizagem; Engenharia de alimentos; Ensino superior; Relação professor e estudantes; Representações sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )