SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Representações sociais de discentes do curso de engenharia de alimentos sobre a relação professor-estudanteVisualização e representação do conceito de polígono em livros didáticos do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

SANTOS, Vinícius Augusto Marques dos  e  NABARRO, Sergio Aparecido. Geografia Anticolonial e a Pedagogia do Movimento: notas introdutórias sobre um diálogo possível. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e236936. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6936.

O anticolonialismo tem se apresentado como aporte teórico e prático para a renovação do pensamento crítico nas ciências humanas em geral e tem sido incorporado às agendas de produção e pesquisa nas mais diversas áreas da ciência geográfica. Partindo de pressupostos anticapitalistas e anti-imperialistas, a teoria anticolonial busca evidenciar as continuidades e descontinuidades cotidianas da colonialidade como expressão da violência e do poder, próprias da reprodução capitalista. Nesse mesmo sentido, a Pedagogia do Movimento oferece um aporte teórico-metodológico que emerge do bojo das lutas de (re)existência pela/na terra de camponesas e camponeses organizados no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. No primeiro momento, debruça-se sobre os aspectos relacionados ao debate em torno da colonialidade e, no segundo momento, são evidenciados os traços gerais da Pedagogia do Movimento esboçando o diálogo com o anticolonialismo. Portanto, o presente trabalho tem o objetivo de estabelecer algumas notas introdutórias de um diálogo possível entre a Pedagogia do Movimento Sem-Terra e uma Geografia Anticolonial. A partir desse diálogo, buscar-se-á evidenciar elementos para a renovação e a construção de um ensino de Geografia anti-opressões, contra-hegemônico e para além do capital. Nesse sentido, a pesquisa evidenciou múltiplas outras possibilidades para uma construção teórico-metodológica de um ensino de Geografia crítico e anticolonial a partir das matrizes pedagógicas do Movimento.

Palavras-chave : Anticolonialismo; Colonialidade; Ensino de Geografia; Pensamento crítico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )