SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Visualization and representation of the polygon concept in Elementary School textbooksNational Commum Curriculum Base and Agenda 2030: Perspectives for the health in school physical education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

PUCCI, Renata Helena Pin; SILVA, Joyce Amador da  and  ANTUNES-SOUZA, Thiago. Estudo sobre as características da formação continuada de professores alinhada à Base Nacional Comum Curricular. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e237462.  Epub Dec 06, 2023. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7462.

Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular, diferentes políticas de formação docente têm sido formuladas visando à instituição de uma base igualmente comum para a formação docente. Assim, este estudo objetiva investigar as características da formação continuada, no âmbito da implementação da Base Nacional Comum Curricular, manifestadas nos documentos oficiais. Para tanto, foi desenvolvido: (1) o levantamento dos documentos oficiais relativos à formação continuada; (2) o levantamento da literatura sobre formação continuada; (3) a análise dos documentos oficiais em um diálogo com a literatura levantada. A perspectiva teórica que embasa o texto discute tanto as concepções e a racionalidade que compõem essas políticas educacionais na atualidade quanto a formação e atuação docente, para além do que os documentos deixam aparentar. As análises permitem caracterizar a atual proposta de formação continuada como: padronizadora, em alinhamento com as políticas neoliberais e que tende a valorizar a responsabilização e a instrumentação do docente. Conclui-se que essas políticas se distanciam de práticas formativas coletivas, sendo limitadoras da autonomia e tendo, na perspectiva do professor como um cumpridor de tarefas e metas, um aporte para consumar um projeto padronizado e reducionista de educação.

Keywords : Formação docente; Políticas de formação profissional; Revisão da literatura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )