SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Study on the characteristics of teachers’ Continuing Education aligned to the National Common Curricular BaseReflections on knowledge production in the face of Artificial Intelligence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

BORGES, Eduardo Oliveira; SILVA, Marcelo Andrade  and  OLIVEIRA, Rogério Cruz de. Base Nacional Comum Curricular e a Agenda 2030: perspectivas para a saúde na Educação Física. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238563.  Epub Dec 06, 2023. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8563.

O objetivo deste trabalho foi analisar o tema saúde nas competências e habilidades da área de Educação Física da Base Nacional Comum Curricular brasileira e sua relação com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. Para tanto, foi realizada uma análise documental das seguintes produções: 1) a Base Nacional Comum Curricular; 2) o documento “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, e; 3) os “Documentos temáticos: objetivos de desenvolvimentos sustentáveis”. Como resultado, encontrou-se que a saúde ainda é um tema pouco explorado no documento norteador, principalmente nas competências e unidades curriculares da área de Educação Física no Ensino Fundamental - anos iniciais. Entretanto, a saúde parece caminhar na direção de uma visão ampliada, em sintonia com os preceitos da Agenda 2030 e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, alinhada às políticas públicas de cuidado em saúde.

Keywords : Educação escolar; Objetivos de desenvolvimento sustentável; Promoção da saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )