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Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

BORGES, Eduardo Oliveira; SILVA, Marcelo Andrade  e  OLIVEIRA, Rogério Cruz de. Base Nacional Comum Curricular e a Agenda 2030: perspectivas para a saúde na Educação Física. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238563.  Epub 06-Dez-2023. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8563.

O objetivo deste trabalho foi analisar o tema saúde nas competências e habilidades da área de Educação Física da Base Nacional Comum Curricular brasileira e sua relação com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. Para tanto, foi realizada uma análise documental das seguintes produções: 1) a Base Nacional Comum Curricular; 2) o documento “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, e; 3) os “Documentos temáticos: objetivos de desenvolvimentos sustentáveis”. Como resultado, encontrou-se que a saúde ainda é um tema pouco explorado no documento norteador, principalmente nas competências e unidades curriculares da área de Educação Física no Ensino Fundamental - anos iniciais. Entretanto, a saúde parece caminhar na direção de uma visão ampliada, em sintonia com os preceitos da Agenda 2030 e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, alinhada às políticas públicas de cuidado em saúde.

Palavras-chave : Educação escolar; Objetivos de desenvolvimento sustentável; Promoção da saúde.

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