SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28National Commum Curriculum Base and Agenda 2030: Perspectives for the health in school physical educationAn anthropological approach to the curriculum as a multicultural and ethnically constructed space within Brazilian diversity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

CAVALCANTE, Ilane Ferreira  and  LEMOS, Elizama das Chagas. Reflexões sobre a produção do conhecimento em face da Inteligência Artificial. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238671. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8671.

Os usos das Inteligências Artificiais têm sido cada vez mais debatidos nos ambientes acadêmicos. Este trabalho traça reflexões acerca da produção (e reprodução) do conhecimento em face das interferências das Inteligências Artificiais no contexto acadêmico. A partir de um olhar multirreferencial e permeado por uma reflexão de caráter mais ensaística, este texto se ampara em autores de diferentes áreas, como linguagens e tecnologias, para discutir acerca de autoria, originalidade, compromisso ético na construção textual e papel dos professores no processo de ensino e aprendizagem diante desse recurso. Para as autoras, as Inteligências Artificiais são um recurso que precisará ser trazido para reflexão em sala de aula, gerando mudanças nos processos de orientação, produção e acompanhamento de trabalhos acadêmicos.

Keywords : Compromisso ético; ChatGPT; Inteligência Artificial; Produção do conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )