SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Base Nacional Comum Curricular e a Agenda 2030: perspectivas para a saúde na Educação FísicaUma abordagem antropológica sobre o currículo como espaço multicultural e etnicamente construído na diversidade brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

CAVALCANTE, Ilane Ferreira  y  LEMOS, Elizama das Chagas. Reflexões sobre a produção do conhecimento em face da Inteligência Artificial. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238671. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8671.

Os usos das Inteligências Artificiais têm sido cada vez mais debatidos nos ambientes acadêmicos. Este trabalho traça reflexões acerca da produção (e reprodução) do conhecimento em face das interferências das Inteligências Artificiais no contexto acadêmico. A partir de um olhar multirreferencial e permeado por uma reflexão de caráter mais ensaística, este texto se ampara em autores de diferentes áreas, como linguagens e tecnologias, para discutir acerca de autoria, originalidade, compromisso ético na construção textual e papel dos professores no processo de ensino e aprendizagem diante desse recurso. Para as autoras, as Inteligências Artificiais são um recurso que precisará ser trazido para reflexão em sala de aula, gerando mudanças nos processos de orientação, produção e acompanhamento de trabalhos acadêmicos.

Palabras clave : Compromisso ético; ChatGPT; Inteligência Artificial; Produção do conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )