SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Base Nacional Comum Curricular e a Agenda 2030: perspectivas para a saúde na Educação FísicaUma abordagem antropológica sobre o currículo como espaço multicultural e etnicamente construído na diversidade brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

CAVALCANTE, Ilane Ferreira  e  LEMOS, Elizama das Chagas. Reflexões sobre a produção do conhecimento em face da Inteligência Artificial. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238671. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8671.

Os usos das Inteligências Artificiais têm sido cada vez mais debatidos nos ambientes acadêmicos. Este trabalho traça reflexões acerca da produção (e reprodução) do conhecimento em face das interferências das Inteligências Artificiais no contexto acadêmico. A partir de um olhar multirreferencial e permeado por uma reflexão de caráter mais ensaística, este texto se ampara em autores de diferentes áreas, como linguagens e tecnologias, para discutir acerca de autoria, originalidade, compromisso ético na construção textual e papel dos professores no processo de ensino e aprendizagem diante desse recurso. Para as autoras, as Inteligências Artificiais são um recurso que precisará ser trazido para reflexão em sala de aula, gerando mudanças nos processos de orientação, produção e acompanhamento de trabalhos acadêmicos.

Palavras-chave : Compromisso ético; ChatGPT; Inteligência Artificial; Produção do conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )