SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Uma abordagem antropológica sobre o currículo como espaço multicultural e etnicamente construído na diversidade brasileiraTrajetórias acadêmicas de diplomadas(os) em Ciências da Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

FRANCO, Clarissa De  e  FERREIRA FILHO, Moacir. Direitos Humanos, Estudos Decoloniais e o Pacto Educacional Global: possíveis diálogos para uma educação intercultural. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238267.  Epub 30-Fev-2024. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8267.

O presente texto pretende demonstrar o papel da educação enquanto promotora do pacifismo tendo como base um estudo sobre os fundamentos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com Jacques Maritain, em diálogo com os estudos decoloniais representados pelos autores Boaventura de Souza Santos e Catherine Walsh a partir de um estudo de abordagem qualitativa com objetivos descritivos de procedimento bibliográfico. Na análise, tendo como pressuposto o contexto contemporâneo, recorreu-se aos fundamentos da Declaração Universal dos Direitos Humanos vigente tendo como contraponto os estudos decoloniais que, do ponto de vista teórico, possuem algumas divergências em relação ao primeiro, mas vislumbram o mesmo objetivo inicial: garantir a defesa da humanidade e promover a dignidade da pessoa humana. Nota-se que, apesar de divergências, implantar a ecologia dos saberes por meio da interculturalidade crítica no sistema educacional representa um meio de defender os direitos humanos. Há um ponto em comum entre as teses expostas: a educação é o meio mais eficaz de pacificar as polarizações, dirimir opressões e promover a interculturalidade.

Palavras-chave : Diálogo; Direitos Humanos; Educação Intercultural; Estudos decoloniais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )