SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Direitos Humanos, Estudos Decoloniais e o Pacto Educacional Global: possíveis diálogos para uma educação interculturalLa formación para la investigación en Ciencias de la Educación: Una mirada desde el grado universitario índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

CORREIA, Miguel  e  VAZ, Henrique. Trajetórias acadêmicas de diplomadas(os) em Ciências da Educação. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238562.  Epub 30-Fev-2024. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8562.

A presente pesquisa, alicerçada no conhecimento produzido em torno da profissionalidade em Ciências da Educação, teve por objetivo explorar as trajetórias acadêmicas de ex-estudantes do curso de Ciências da Educação com uma experiência profissional superior a 7 anos. Para tal, construíram-se 21 retratos sociológicos com o propósito de captar as trajetórias acadêmicas e os caminhos profissionais destas pessoas. A partir destes retratos, procedeu-se à tipificação das trajetórias acadêmicas por meio da construção de ideais-tipo: lineares, de especialização, de reformulação e de reconstrução. Numa perspetiva ampla, as trajetórias acadêmicas surgem imbricadas com os percursos profissionais, suscitando reflexões profundas em torno da profissionalidade em Ciências da Educação.

Palavras-chave : Ciências da Educação; Ensino Superior; Relação Educação-Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )