SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Training for research in Educational Sciences: A view from the University degreeStatistics teacher training trajectory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

SEBASTIAO, Danubia; GIACOMAZZO, Graziela Fátima; BURIGO, Lucas Sid Moneretto  and  FREITAS, Daiane de. Proposição para superação do ensino empírico do conceito estatístico de média no Ensino Superior. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238266. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8266.

Este artigo apresenta um recorte de um estudo que visa o desenvolvimento de tarefas elaboradas com base no modo davydoviano de organização de ensino. Essas tarefas têm por objetivo promover a busca pela relação universal do conceito estatístico de média, divergindo dos métodos tradicionais encontrados nas literaturas. A delimitação ocorreu para duas tarefas particulares de um conjunto de tarefas desenvolvidas em uma pesquisa no âmbito de um programa de mestrado em Educação. Essas tarefas estão fundamentadas na Teoria da Atividade e nos estudos de Davýdov, organizadas para o ensino do conceito de média ao nível superior, com uso de lousa digital. A partir das análises realizadas, constata-se que o conceito de média se materializa a partir da determinação da igualdade entre grandezas, sendo essa a sua relação fundamental.

Keywords : Educação estatística; Lousa digital; Média aritmética; Modo davydoviano; Teoria da atividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )