SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28La formación para la investigación en Ciencias de la Educación: Una mirada desde el grado universitarioTrayectoria de formación del profesor de estadística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

SEBASTIAO, Danubia; GIACOMAZZO, Graziela Fátima; BURIGO, Lucas Sid Moneretto  e  FREITAS, Daiane de. Proposição para superação do ensino empírico do conceito estatístico de média no Ensino Superior. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238266. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8266.

Este artigo apresenta um recorte de um estudo que visa o desenvolvimento de tarefas elaboradas com base no modo davydoviano de organização de ensino. Essas tarefas têm por objetivo promover a busca pela relação universal do conceito estatístico de média, divergindo dos métodos tradicionais encontrados nas literaturas. A delimitação ocorreu para duas tarefas particulares de um conjunto de tarefas desenvolvidas em uma pesquisa no âmbito de um programa de mestrado em Educação. Essas tarefas estão fundamentadas na Teoria da Atividade e nos estudos de Davýdov, organizadas para o ensino do conceito de média ao nível superior, com uso de lousa digital. A partir das análises realizadas, constata-se que o conceito de média se materializa a partir da determinação da igualdade entre grandezas, sendo essa a sua relação fundamental.

Palavras-chave : Educação estatística; Lousa digital; Média aritmética; Modo davydoviano; Teoria da atividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )