SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Estudio comparativo de los gráficos estadísticos en libros de texto chilenos y españoles de primariaLiteracia estatística crítica versus as comunicações nas mídias sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

BACCAR, Maria Helena Monteiro Mendes; SILVA, Alexandre Sousa da  e  VELASQUE, Luciane de Souza. Prática docente compartilhada: um relato de experiência no ensino de Estatística. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238469. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8469.

O presente trabalho é um relato de experiência de prática docente compartilhada realizada em uma disciplina introdutória de Estatística ofertada para licenciandos em Matemática. Por prática docente compartilhada no curso de licenciatura entenda-se toda a organização e implementação de uma disciplina a cargo de dois ou mais professores responsáveis, sendo pelo menos um professor da educação básica. Em particular, buscava-se identificar como a presença do professor da educação básica poderia contribuir para a elaboração de reflexões sobre o ensino de Estatística para esse mesmo segmento e como o trabalho em conjunto desses professores poderia permitir a construção de pontes entre o ensino de Estatística na escola e na universidade. Para isso, durante o segundo semestre de 2021, realizou-se um projeto de prática docente compartilhada em uma disciplina introdutória de Estatística na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Nesse projeto, o professor do Ensino Superior, estatístico por formação, e a professora de Matemática da educação básica responsabilizaram-se, em conjunto, pela organização, implementação e avaliação do curso. Este relato descreve como ocorreu essa experiência e os aspectos positivos e negativos observados, além de procurar responder aos questionamentos iniciais levantados. A análise dos dados coletados no trabalho indica que a presença da professora da educação básica estimulou os graduandos a terem um olhar sobre o ensino de Estatística mais voltado para a realidade da educação básica. Além disso, a presença de dois professores, de diferentes segmentos e de formações distintas, suscitou um maior debate sobre os conhecimentos estatísticos ao possibilitar a apresentação de diferentes pontos de vista sobre o mesmo tema.

Palavras-chave : Estatística para a educação básica; Licenciatura em matemática; Sala de aula compartilhada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )