SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Literacia estatística crítica versus as comunicações nas mídias sociaisA Compreensão de Termos Estatísticos: o que é Censo e qual é a sua utilização no cotidiano? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

LEOCADIO, Luhan Antônio Lopes  e  TINTI, Douglas da Silva. Reflexões acerca de uma proposta para o ensino de Probabilidade envolvendo o jogo campo minado. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238463.  Epub 08-Dez-2023. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8463.

O objetivo do presente artigo é apresentar e discutir uma proposta para o ensino de Probabilidade envolvendo o jogo campo minado. A proposta leva em consideração a perspectiva da pesquisa qualitativa e possui duas atividades que partem da valorização do processo de experimentação, da preocupação com o desenvolvimento do pensamento probabilístico e do raciocínio lógico. Na primeira atividade apresentada e discutida são analisadas quatro possíveis jogadas. Por meio das informações oferecidas na comanda da atividade, espera-se conduzir o aluno à conclusão de que a melhor jogada possível é a D. Nessa atividade, o conceito de Probabilidade não é definido formalmente, mas por meio da experimentação, de forma empírica. Já na segunda atividade proposta, evidencia-se uma possível abordagem para o conceito de eventos e suas classificações no âmbito da Probabilidade. Na segunda atividade, também, é explorada a noção de frequência relativa. Após o processo de apresentação de cada uma das atividades, é realizada uma discussão dos aspectos conceituais e procedimentais presentes em cada uma delas. Cabe destacar que a proposta se apresenta com a intenção de contribuir com espaços de formação de professores e, também, com os processos de ensino e de aprendizagem de Probabilidade e Estatística no ensino médio.

Palavras-chave : Ensino de Probabilidade; Campo Minado; Educação Estatística; Educação Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )