SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Reflections on a proposal for Probability Teaching involving the minesweeper gameReading and interpretation of statistical graphs in undergraduate students at a Mexican university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

OLIVEIRA JUNIOR, Ailton Paulo de; SALERNO, Sandra  and  MORAIS, Ana Meire de Oliveira. A Compreensão de Termos Estatísticos: o que é Censo e qual é a sua utilização no cotidiano?. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e237501. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7501.

O objetivo deste trabalho foi discutir e comparar o uso ambíguo do conceito de censo estatístico feito por 44 alunos do ensino fundamental (11 a 14 anos) e 65 alunos do ensino médio (15 a 19 anos) de uma escola estadual do município de São Paulo. Buscou-se identificar os significados por meio do conhecimento do dia a dia e/ou do que aprenderam na escola. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, na qual foram realizadas análises textuais multivariadas e a Classificação Hierárquica Descendente por meio do software Interface R para Texto Multidimensional e Análise de Questionário. Os resultados revelaram que os alunos do ensino fundamental e médio trouxeram definições sobre o vocábulo “censo” e diferentes aspectos de sua utilização. No entanto, o resultado foi basicamente apoiado pela busca ou pesquisa em sites na internet. Foram observadas ambiguidades tendo em vista que diversos conceitos estatísticos surgiram nas definições apresentadas, mas, por terem sido colhidas através de um simples “copia-e-cola”, não foi verificada, necessariamente, a apropriação desses termos e conceitos estatísticos. Ademais, não foi abordado o aspecto relativo à maneira como o censo é realizado e seu contraponto com a seleção amostral.

Keywords : Análise textual multivariada; Brasil; Censo; Conceitos estatísticos; Ensino Fundamental e Médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )