SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Reflexões acerca de uma proposta para o ensino de Probabilidade envolvendo o jogo campo minadoLectura e interpretación de gráficos estadísticos en estudiantes de pregrado en una universidad Mexicana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

OLIVEIRA JUNIOR, Ailton Paulo de; SALERNO, Sandra  e  MORAIS, Ana Meire de Oliveira. A Compreensão de Termos Estatísticos: o que é Censo e qual é a sua utilização no cotidiano?. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e237501. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7501.

O objetivo deste trabalho foi discutir e comparar o uso ambíguo do conceito de censo estatístico feito por 44 alunos do ensino fundamental (11 a 14 anos) e 65 alunos do ensino médio (15 a 19 anos) de uma escola estadual do município de São Paulo. Buscou-se identificar os significados por meio do conhecimento do dia a dia e/ou do que aprenderam na escola. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, na qual foram realizadas análises textuais multivariadas e a Classificação Hierárquica Descendente por meio do software Interface R para Texto Multidimensional e Análise de Questionário. Os resultados revelaram que os alunos do ensino fundamental e médio trouxeram definições sobre o vocábulo “censo” e diferentes aspectos de sua utilização. No entanto, o resultado foi basicamente apoiado pela busca ou pesquisa em sites na internet. Foram observadas ambiguidades tendo em vista que diversos conceitos estatísticos surgiram nas definições apresentadas, mas, por terem sido colhidas através de um simples “copia-e-cola”, não foi verificada, necessariamente, a apropriação desses termos e conceitos estatísticos. Ademais, não foi abordado o aspecto relativo à maneira como o censo é realizado e seu contraponto com a seleção amostral.

Palavras-chave : Análise textual multivariada; Brasil; Censo; Conceitos estatísticos; Ensino Fundamental e Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )