SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Lectura e interpretación de gráficos estadísticos en estudiantes de pregrado en una universidad MexicanaLetramento estatístico na consolidação de um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): uma experiência com alunos do 8° ano do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

SAMA, Suzi  e  SILVA, Rejane Conceição Silveira da. Rede de conversação universidade e escola: discussões e reflexões sobre o ensino de Estatística. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238489. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8489.

O presente artigo tem por objetivo apresentar como uma rede de conversação instituída entre uma universidade e uma escola (re)pensou o ensino de Estatística na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. A constituição dessa rede de conversação, formada por professoras da escola e por professoras e estudantes da universidade, foi fundamentada no respeito pelo outro e na legitimação dos saberes. Os conceitos estatísticos foram discutidos a partir de propostas de atividades idealizadas na rede e inspiradas em pesquisas de integrantes do Grupo de Trabalho em Educação Estatística da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Assim, por meio da literatura infantil, do ensino através da pesquisa e da observação de fenômenos, conceitos estatísticos foram abordados em diferentes contextos — o que possibilitou experienciar outras realidades. As conversações estabelecidas de forma recorrente entre escola e universidade fomentaram a construção de um pensamento crítico sobre o ensino da Estatística.

Palavras-chave : Estatística; Formação de Professores; Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental; Técnicas de Ensino-Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )