SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Rede de conversação universidade e escola: discussões e reflexões sobre o ensino de EstatísticaInsubordinação criativa na implementação de práticas pedagógicas no contexto da Educação Estatística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

SANTOS, Sidney Silva; BARBOSA, Geovane Carlos  e  MARTINS, Priscila Bernardo. Letramento estatístico na consolidação de um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): uma experiência com alunos do 8° ano do ensino fundamental. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238484. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8484.

As informações estatísticas sempre estiveram presentes nas tomadas de decisão. No entanto, poucas pessoas possuem os conhecimentos necessários para exercer sua cidadania. Este estudo tem como objetivo desenvolver um projeto de ensino de Estatística, especificamente sobre análise crítica de dados e tomada de decisão, articulado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Saúde e Bem-Estar”, visando fornecer significado para os alunos. A investigação, de cunho qualitativo, baseia-se no projeto estatístico “Autocuidado: o que a Estatística tem a ver com isso?”, desenvolvido com estudantes do 8º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Praia Grande/SP. Os resultados apontam que os estudantes puderam ressignificar seus hábitos de higiene e compreender a importância da Estatística para tomada de decisão. Por fim, entendeu-se que propiciar atividades que expressem a realidade e as experiências dos estudantes e os coloquem como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem é uma estratégia relevante para desenvolver um cidadão crítico e letrado em Estatística.

Palavras-chave : Autocuidado; Ensino de Estatística; Ensino Fundamental; Letramento Estatístico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )