SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Letramento estatístico na consolidação de um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): uma experiência com alunos do 8° ano do ensino fundamentalSignificados de referencia asociados al concepto de probabilidad intuitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

PITA, Ana Paula Gonçalves; PERIN, Andrea Pavan  e  CAMPOS, Celso Ribeiro. Insubordinação criativa na implementação de práticas pedagógicas no contexto da Educação Estatística. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e238357. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a8357.

O objetivo deste artigo é destacar aspectos referentes à Insubordinação Criativa diante do desenvolvimento de práticas pedagógicas no contexto da Educação Estatística Crítica após uma formação continuada. Para tanto, foram analisadas narrativas de professores que ensinam Matemática nas seguintes modalidades: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. Durante a formação, os docentes participantes tiveram como proposta atividades voltadas para um ensino crítico, reflexivo e dialógico por meio de discussões sobre temas como perspectivas da modelagem Matemática enquanto abordagem pedagógica, definição das competências da Educação Estatística e perspectivas da Educação Crítica. Além disso, foram oportunizados, durante os encontros, momentos para que os professores formulassem, aplicassem, discutissem, reformulassem e voltassem a discutir projetos. Optou-se por utilizar narrativas para a geração de dados, para reflexão e formação docente e como produto sobre acontecimentos relacionados à Educação Estatística Crítica. Compreende-se que, ao propor ações voltadas para essa vertente, provavelmente o professor cria possibilidades para o desenvolvimento da competência crítica, que é importante para todos, por valorizar o diálogo e as reais necessidades dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Após analisar as narrativas, foi possível perceber a importância do ensino e da aprendizagem em uma vertente crítica e participativa do professor e da teoria refletida na ação e entre os docentes.

Palavras-chave : Educação Básica; Educação Crítica; Educação Estatística Crítica; Formação; Narrativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )