SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Tecelagens, narrativas e inclusão na era digital: os impactos e a evolução na educação de surdosAutobiografia, narrativa e pesquisaformação: princípios, conceitos e finalidades nas pesquisas qualitativas em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach  e  FARIAS, Juliana Marques de. O tempo da espera em um tempo extremo: desafios narrativos da formação docente no presente. Educ. Puc. [online]. 2024, vol.29, e2412952. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e12952.

Este ensaio discute o potencial formativo da narrativa como ancoragem para a experiência no tempo da espera, tensionando os desafios da formação docente em um tempo extremo, de catástrofes e isolamento social, no qual as plataformas digitais modelam outras práticas educativas. Seguindo uma abordagem hermenêutica e reconstrutiva, este ensaio tem como objetivo entender os desafios narrativos que a formação docente enfrenta a partir do movimento de plataformização da prática educativa, repercutindo a ancoragem que persiste no espaço-tempo da formação diante das exigências da linguagem que sustenta o ambiente digital. Este texto ensaístico interroga-se sobre o quanto é possível manter em diálogo estas diferentes matrizes formativas sem desnarrativizar a experiência do tempo presente. Destaca-se a ideia de que para fazer formação humana e de professores não basta eleger algumas âncoras narrativas. É necessário saber posicionar-se em tempos extremos, criando condições para a construção de narrativas partilhadas da existência.

Palavras-chave : Âncoras narrativas; Formação; Pandemia; Plataformização; Tempo-espaço.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )