SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Políticas Curriculares para o Ensino de Inglês no Estado de São Paulo (1931-1971): expectativas e limites do contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

SIMAO, Andréia Aparecida. A educação repensada no contexto de pandemia da Covid-19: rupturas do conhecimento. Educ. Puc. [online]. 2024, vol.29, e247560. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v29e2024a7560.

Este texto objetiva analisar como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico traz a insígnia da educação por meio do discurso da escolaridade interrompida em contexto de pandemia da COVID-19 e quais são as implicações na formação do trabalhador. O plano teórico-metodológico tem por base o materialismo histórico-dialético. Trata-se de uma investigação qualitativa de cunho bibliográfico, tendo como procedimento metodológico de produção e análise de dados, as análises documental e de conteúdo. A base empírica está no documento: Schooling disrupted, schooling rethought. How the Covid - 19 pandemicis changing education. Esse relatório é oriundo de pesquisas realizadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em parceira com Global Education Innovation Initiative, Harvard Graduate School of Education. O exame da empiria evidencia a importância da mesclagem entre ensino presencial e online, sendo necessário o alargamento, pelo Estado, do potencial de inovação – tecnologia – para melhorar a oferta e qualidade de ensino. O que permite facilidade na aquisição de competências cognitivas, sociais e emocionais, estas consideradas pelo organismo, como essenciais para suprir as necessidades do século XXI. As consequências dessa mesclagem estão em torno das diferenças sociais, as quais implicam na equidade e qualidade da educação. Portanto, a contribuição científica inferida por este estudo está na organização de políticas educacionais que favoreçam a população que se encontra em situação econômica, educacional e cultural, desfavorável.

Palabras clave : Educação interrompida; Formação do trabalhador; Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico; Pandemia COVID-19; Políticas educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )