SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29O estágio curricular supervisionado e a identidade docente: as ementas dos cursos de Geografia licenciaturaReformas educacionais paulistas e suas repercussões na organização da escola e na autonomia docente (1995-2018) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

LOPES, Silvia Maria da Silva  e  MARANGONI, Ricardo Alexandre. Avaliação dos resumos de dissertações: execução de uma proposta. Educ. Puc. [online]. 2024, vol.29, e8676. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e8676.

Este texto tem como objetivo principal examinar o processo de autoavaliação desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade privada. Para tanto, estabeleceu-se com outro programa, de uma universidade confessional, uma parceria para avaliar a adequação dos 87 resumos das dissertações defendidas no mestrado em Educação, no período de 2017 a 2020. A partir dos descritores de autoavaliação, definidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, avaliou-se o contexto institucional. O procedimento metodológico foi avaliar, por meio de um instrumento avaliativo, a presença ou não de indicadores de qualidade dos referidos resumos. Após a análise dos dados, constatou-se que há uma demanda pelo aperfeiçoamento dos resumos e uma necessidade de revisão do instrumento avaliativo.

Palavras-chave : Avaliação educacional; Mestrado em Educação; Resumo das dissertações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )