SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Peer Mentoring Proposal for the continued training of teachers in Elementary School IAuditory Processing Disorder: between educational policies and pedagogical practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

DALBOSCO, Cláudio Almir; MARASCHIN, Renata  and  DEVECHI, Catia Piccolo Viero. A formação do sujeito pesquisador educacional: contribuições da hermenêutica. Educ. Puc. [online]. 2024, vol.29, e249929.  Epub Sep 26, 2024. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v29a2024e9929.

O ensaio discute a problemática concernente à formação do sujeito pesquisador diante da exigência de adequabilidade conceitual da pesquisa bibliográfica a partir das contribuições da hermenêutica. Apresenta alguns princípios hermenêuticos que podem servir de referência à formação do sujeito pesquisador no que se refere à interpretação textual e conceitual na pesquisa educacional. Conclui que a pesquisa educacional encontra, na postura hermenêutica, ferramentas conceituais indispensáveis para tomar de maneira mais adequada possível a vulnerabilidade da condição da educabilidade humana.

Keywords : Pesquisa bibliográfica; Pesquisa da educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )