SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua históriaPara uma genealogia da cidadania digital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

MOREIRA, António. PAUIE, Internet@eb1 e CBTIC@EB1: à distância de um ano. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2008, vol.01, n.01, pp.37-46. ISSN 1646-933X.

Reportando-nos à nossa experiência de coordenação do Programa de Acompanhamento do Uso da Internet nas Escolas, sua transformação em Internet@eb1 e posterior renomeação em programa CBTIC@EB1, no distrito de Aveiro, no período de 2002 a 2007, pretendemos fazer um balanço distanciado desse percurso, reflectindo sobre as eventuais mais-valias que terá trazido à integração das Tecnologias da Informação e Comunicação no 1º Ciclo do Ensino Básico. É também nosso propósito referir o que de relevante resultou das sucessivas edições de um programa que, embora ainda desejado com saudade por alguns, foi inexplicavelmente votado ao esquecimento e paulatinamente substituído por iniciativas dirigidas a outros ciclos de ensino. À distancia de um ano, o que ficou desse investimento? Qual o impacte do programa ou do seu abandono? Foram tomadas em linha de conta as recomendações da avaliação externa realizada? A perspectiva adoptada não é saudosista, nem pretende representar uma visão do todo nacional, já que mais centrada no distrito de Aveiro. Pretende ser o testemunho naturalmente parcelar de quem se encontrou envolvido na coordenação de uma iniciativa que, pensada com bondade, veio anualmente a esmorecer, sem perspectivas de futuro, e finalmente a “morrer na praia” de Janeiro de 2007, fruto de sucessivas e menos calmas conjunturas com as quais teve que conviver

Palabras clave : 1º Ciclo do Ensino Básico; Internet nas Escolas; Competências Básicas em TIC.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )