SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01O e-Learning no Ensino Superior: um caso de estudoDel.icio.us: uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

GOMES, Anabela; HENRIQUES, Joana  y  MENDES, António José. Uma proposta para ajudar alunos com dificuldades na aprendizagem inicial de programação de computadores. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2008, vol.01, n.01, pp.93-103. ISSN 1646-933X.

Resumo: Os elevados níveis de insucesso em disciplinas onde são ensinados os conceitos mais básicos de programação, em qualquer grau e sistema de ensino, é um problema universal que tem sido alvo de variadas pesquisas, resultando também em diversificados sistemas, sem que contudo o panorama tenha melhorado significativamente. Na nossa óptica existe um conjunto de razões que estão na origem do problema, nomeadamente, métodos de ensino e aprendizagem desadequados, falta de vários tipos de competências por parte dos alunos, em particular no que respeita à resolução de problemas, a difícil natureza do tema e uma forte conotação negativa que lhe está associada. Porém, pensamos que as metodologias tradicionalmente utilizadas para aprender/ensinar estes assuntos não se revelam suficientes, pelo que é apresentada uma nova proposta, centrada na actividade de resolução de problemas, de acordo com o nível cognitivo do aluno e os seus estilos preferenciais de aprendizagem.

Palabras clave : Ensino e Aprendizagem da Programação; Estilos de Aprendizagem; Psicologia da Programação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )