SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número01LMS em contexto escolar: estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do norte de PortugalTecnologias Web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de Português índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

OLIVEIRA, Armando  y  CARDOSO, Eduardo Luís. Estratégias e práticas na utilização do Moodle na disciplina de História. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2009, vol.02, n.01, pp.58-74. ISSN 1646-933X.

Resumo Num contexto nacional de adopção da plataforma Moodle pelas Escolas portuguesas torna-se particularmente relevante avaliar a concepção, desenvolvimento e exploração de ambientes de aprendizagem nas várias áreas disciplinares e identificar boas práticas para a comunidade educativa. Apresentam-se resultados de um trabalho de investigação- acção que sistematizou a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem baseado no Moodle para o Ensino da História no nono ano do Ensino Básico. Foi desenvolvido um projecto de ensino sócio- construtivista que seguiu estratégias activas que promovessem a exploração, colaboração e reflexão dos estudantes. Recorreu-se à implantação de um regime de ensino em b-learning que potenciou as ferramentas de trabalho e colaboração fornecidas pelo sistema Moodle. Concluímos este trabalho com a identificação de estratégias e abordagens pedagógicas que promoveram, em particular, uma participação e colaboração acrescida e significante, bem como uma construção de conhecimento apoiada por novas dimensões de comunicação entre os alunos e com o professor.

Palabras clave : Ambiente Virtual de Aprendizagem; Ensino Básico; História; Moodle.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )