SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número01As tecnologias da informação e comunicação e a intensificação do trabalho docenteBlog: la escritura sin red índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

BAHIA, Sara  y  TRINDADE, José Pedro. O potencial das tecnologias educativas na promoção da inclusão: três exemplos. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2010, vol.03, n.01, pp.96-110. ISSN 1646-933X.

As tecnologias educativas e a inclusão constituem duas realidades presentes na escola de hoje e do futuro. No entanto, falta ainda um longo caminho para que o uso das tecnologias da informação e da comunicação permita promover as tão desejadas práticas inclusivas em contextos de educação formal e não-formal. Quando utilizadas de forma fundamentada e planificada as tecnologias educativas podem promover atitudes positivas face à diversidade e promover ganhos ao nível académico e social, do desenvolvimento de um sentido de comunidade e das práticas não-discriminatórias, que são as componentes da filosofia inclusiva (Karagiannis, Stainback & Stainback, 1996). O presente artigo apresenta três exemplos que constituem exemplos da utilização de tecnologias educativas promotoras dos princípios da inclusão em dois contextos diferentes. Cada descrição do exemplo é acompanhada de uma reflexão fundamentada e crítica acerca da sua eficácia e da possibilidade de aplicação a diferentes contextos.

Palabras clave : Ergonomia; Expressão Visual; Inclusão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )