SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número01Análise de conteúdo da comunicação assíncrona: considerações metodológicas e recomendações práticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

LOPES, Nuno  y  OLIVEIRA, Isolina. Videojogos, serious games e simuladores na educação: usar, criar e modificar. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2013, vol.06, n.01, pp.04-20. ISSN 1646-933X.

Nos últimos anos, surgiu um vasto conjunto de investigações que se têm focalizado nas potencialidades do uso de videojogos, serious games e simuladores no ensino. No presente artigo refletimos sobre o uso dos jogos eletrónicos na sociedade contemporânea, as características motivacionais que potenciam o uso destes recursos, assim como a possibilidade de desenvolver competências através do uso de tais ferramentas. A forma como se pode usar estes artefactos em contextos educativos e as possibilidades de criação e modificação destes para melhor adaptação a determinadas situações pedagógicas são temáticas também equacionadas nesta reflexão.

Palabras clave : Videojogos; Serious Games; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )