SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Aplicação e uso de tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e em PortugalWebQuest interativa como dispositivo de pesquisa: possibilidades da interface livro no Moodle índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

RAMOS, Fernando et al. U-TRACER®: uma plataforma de registo e partilha de informação sobre o uso das tecnologias da comunicação no ensino superior. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2014, vol.07, n.01, pp.19-29. ISSN 1646-933X.

Resumo: Este artigo apresenta a plataforma U-TRACER®, desenvolvida no âmbito do projeto TRACER-Uso das Tecnologias de Comunicação no Ensino Superior Público Português, realizado no período de 2011-2014 envolvendo uma equipa de investigação multidisciplinar das áreas de Educação e de Ciências e Tecnologias da Comunicação. A plataforma U-TRACER® foi concebida e desenvolvida com o objetivo de permitir recolher, sistematizar e disponibilizar, utilizando técnicas de visualização de informação, dados sobre a utilização de Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior público Português, considerada relevante para decisores, docentes, investigadores e estudantes. A plataforma permite a visualização de dados relativos a uma instituição de Ensino Superior específica ou a um conjunto de instituições, com base em critérios institucionais, geográficos, temporais e temáticos. O artigo descreve a organização e as principais funcionalidades da plataforma U-TRACER®, os principais resultados da validação realizada e apresenta, ainda, algumas considerações finais relacionadas com a sustentabilidade da plataforma.

Palabras clave : Ensino Superior; Projeto TRACER; Tecnologias da Comunicação; U-TRACER.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )