SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Modelo de fluxos de comunicação para sistemas colaborativos de objetos de aprendizagemTecnologias no Ensino da Música: revisão integrativa de investigações realizadas no Brasil e em Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

MEDEIROS, Zulmira  y  NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Letramento digital na formação inicial de professores em um curso a distância. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp.74-93. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1646‐933X-v7n2201407120006.

Este trabalho apresenta dados e análises acerca do acesso e da participação de educadores em um ambiente virtual de aprendizagem, buscando compreender o processo de letramento digital vivenciado por esses sujeitos. Em campo, nos propusemos acompanhar a formação inicial de graduandos do curso de Pedagogia a distância, oferecido pela UAB/UFMG e que utiliza a plataforma MOODLE como ambiente virtual de aprendizagem. Os sujeitos, ao participarem desse espaço, estavam interagindo entre si, construindo e publicando sua escrita, sendo deste modo, autores e leitores em um espaço colaborativo. Como procedimentos de coleta de dados, foram utilizados questionário online e observação virtual. A partir do perfil tecnológico identificado em diferentes momentos do curso, pudemos constatar mudanças nas condições de letramento digital apresentadas pelos sujeitos. Os resultados demonstraram ainda que o texto e o discurso produzidos por esses indivíduos nesse ambiente modificam-se ao longo do tempo, influenciados que são pelas relações que os sujeitos estabelecem entre si, com a própria tecnologia e com o meio acadêmico.

Palabras clave : Letramento Digital; Formação; Tecnologias..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )