SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1iMOOC: Um Modelo Pedagógico Institucional para Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs)Metodologia Inquiry Based Science Education no 1.º e 2.º CEB com recurso a dispositivos móveis - uma revisão crítica de casos práticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

GOMES, Anabela de Jesus  y  MENDES, António José. À procura de um contexto para apoiar a aprendizagem inicial de programação. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2015, vol.8, n.1, pp.13-27. ISSN 1646-933X.  https://doi.org/10.1646‐933X-v8n1201501060013.

As elevadas taxas de insucesso em disciplinas introdutórias de programação são um problema comum por todo o mundo, motivando muitos investigadores a propor metodologias e ferramentas na tentativa de resolver o problema. No entanto, o panorama tem-se mantido praticamente inalterado. Têm sido referidas na literatura muitas causas para esses problemas. O nosso grupo de investigação tem vindo a realizar um conjunto de experiências para identificar e compreender as dificuldades dos alunos em disciplinas introdutórias de programação. Este documento inclui os resultados de um conjunto de estudos que realizamos nos últimos anos com esse intuito. Os resultados serviram de base para definir uma nova abordagem pedagógica que consiste num conjunto de práticas educativas, procurando criar contextos de aprendizagem que motivam os alunos, aumentam o seu envolvimento com as atividades do curso, e maximizam as suas possibilidades de aprendizagem. É também apresentada a aplicação de um método pedagógico num ambiente real e são descritos os resultados obtidos com a sua aplicação ao longo dos últimos anos.

Palabras clave : Educação em Ciências Computacionais; Estudantes de Engenharia; Ensino da Engenharia; Resolução de Problemas; Motivação; Taxonomias de Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )