SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagemEducação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

BENCIVENGA, Rita; RAMOS, José Luís; MAIO, Vicência  y  FESTAS, Marinela. Ciao Women”: Contributos para o estudo das necessidades de aprendizagem ao longo da vida específicas de mulheres adultas em relação às tecnologias de informação e comunicação. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2008, vol.01, n.01, pp.11-22. ISSN 1646-933X.

Este texto tem como objectivo apresentar e discutir resultados de uma investigação conduzida em cinco países europeus sobre as necessidades de aprendizagem ao longo da vida de mulheres adultas no uso de tecnologias. A metodologia adoptada baseou-se em entrevistas autobiográficas a cerca de 250 mulheres nos diferentes países e que puderem assim expressar as suas ideias, expectativas, necessidades, interesses, sentimentos e emoções relativamente às tecnologias de informação e comunicação (computador e Internet) e ao seu uso em diferentes contextos. Foram igualmente seleccionadas cinco revistas destinadas a este grupo-alvo, por país, e realizada a análise de conteúdo apropriada. O estudo incluiu ainda entrevistas a “experts” (três por país) no domínio da educação, género e tecnologias. O estudo apresenta os resultados da investigação e questiona alguns dos estereótipos mais comuns relativos à relação entre a mulher e as tecnologias bem como as práticas formativas convencionais que não atendem, regra geral, aos aspectos associados à natureza do género. O estudo enuncia algumas recomendações a levar em consideração na concepção e planeamento de acções de formação destinadas a mulheres adultas no quadro da aprendizagem ao longo da vida.

Palabras clave : Género; Tecnologia; Educação; Aprendizagem ao Longo da Vida; Entrevistas Narrativas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )