SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número01Portáteis na sala de aula-projecto navegaR: uma janela com vistas para a frente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

FARIA, Ádila. TICteando no Pré-escolar: contributos do blogue na emergência da literacia. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2008, vol.01, n.01, pp.161-167. ISSN 1646-933X.

Com base no nosso estudo sobre a integração das TIC e do blogue no Jardim de Infância de rio Côvo Stª Eulália, tentaremos, neste texto, dar conta dos contributos destes recursos para o desenvolvimento e articulação de saberes e competências a vários níveis da linguagem. Procuraremos, assim, salientar as potencialidades do blogue na emergência da leitura e da escrita, na formação cívicopessoal, no desenvolvimento da autonomia e de formação pessoal e social, articulado com o papel fundamental do Educador e dos adultos que rodeiam a criança. Daremos conta de como através das ferramentas digitais, se pode promover competências literácitas mais profundas e se desenvolvem consistentes aquisições de práticas de autonomia e de espírito crítico.

Palabras clave : Tecnologias da Informação e Comunicação; Blogue; Jardim-de- Infância; Emergência da Literacia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )