SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 issue02Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percursoCom os outros aprendemos, descobrimos e... construímos: um projecto colaborativo na plataforma Moodle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

FARIA, Paulo. Integração curricular das tecnologias educativas no ensino da língua Portuguesa: um blogue para desenvolver a leitura e a escrita. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2008, vol.01, n.02, pp.11-20. ISSN 1646-933X.

Resumo: A integração de ferramentas digitais na sala de aula na era da web 2.0 diversifica os recursos, permite a colaboração entre pares, confere centralidade ao aluno e proporciona-lhe um enriquecimento disciplinar, transdisciplinar e cívico. Para isso, é indispensável uma planificação adequada dos recursos a utilizar e da sua articulação transparente com os conteúdos. Neste contexto, e com a brevidade característica de um artigo: i) reconhecemos a importância de uma alteração dos quadros teóricos e metodológicos no processo ensino-aprendizagem, ao nível do desenvolvimento de competências básicas no domínio da Língua Portuguesa; ii) apresentamos o blogue Língua Portuguesa salientando a sua contribuição para aumentar e melhorar a leitura e escrita de alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico.

Keywords : Língua Portuguesa; Blogue; Ferramentas Digitais; Literacias; Escrita; Leitura; Avaliação; Colaboração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )