SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02Integração curricular das tecnologias educativas no ensino da língua Portuguesa: um blogue para desenvolver a leitura e a escritaAvaliação da aprendizagem na educação online: relato de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

MAIO, Vicência; CAMPOS, Fernando Rui; MONTEIRO, Maria Elvira  e  HORTA, Maria João. Com os outros aprendemos, descobrimos e... construímos: um projecto colaborativo na plataforma Moodle. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2008, vol.01, n.02, pp.21-31. ISSN 1646-933X.

Resumo O presente artigo aborda a utilização de uma plataforma de aprendizagem (Moodle) em contexto educativo e descreve uma experiência pedagógica que decorreu no ano lectivo 2007/2008 onde participaram três turmas (do 8º, 9º e 12º anos) de duas Escolas Portuguesas. Enquanto exemplo de integração da plataforma Moodle nas práticas educativas ao nível dos ensinos básico e secundário, o projecto aqui relatado foi assumidamente orientado para a construção de uma comunidade virtual de aprendizagem, com base em propostas pedagógicas centradas em temáticas transversais e com recurso a ferramentas colaborativas. Inspirado num modelo de aprendizagem colaborativa, proposto por diversos autores, foi desenhado um ambiente virtual de aprendizagem que contribuísse não só para potenciar a integração da tecnologia ao serviço da aprendizagem em alguns domínios curriculares, mas também para desenvolver nos alunos competências transversais baseadas na colaboração.

Palavras-chave : Aprendizagem Colaborativa; Plataforma de Gestão de Aprendizagem;; Comunidade de Aprendizagem.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )