SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 issue02Com os outros aprendemos, descobrimos e... construímos: um projecto colaborativo na plataforma MoodlePodcast, Audacity, Youtube, Skypecast, Chat e Webquest: Possibilidades didáctico-pedagógicas na Internet para o docente de língua Inglesa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação, Formação e Tecnologias

On-line version ISSN 1646-933X

Abstract

BARREIRO-PINTO, Isabel Andréa  and  SILVA, Marco. Avaliação da aprendizagem na educação online: relato de pesquisa. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2008, vol.01, n.02, pp.32-39. ISSN 1646-933X.

Resumo: Os princípios da avaliação presencial podem ser transpostos para a modalidade online? Este texto parte desta indagação e é fruto de uma pesquisa que buscou analisar o processo de avaliação da aprendizagem conduzido em um curso de online e, ao mesmo tempo, desenvolver a transposição de procedimentos da avaliação presencial da aprendizagem para o ambiente de interfaces online. Seu referencial teórico articula os temas: (a) cenário comunicacional a partir do conceito de “cibercultura” e (b) concepções de avaliação nas modalidades presencial. Finalmente, discute os seguintes resultados da pesquisa: (a) é possível transpor princípios da avaliação da aprendizagem presencial para o contexto online, (b) os fóruns e os chats permitem estabelecer a mediação técnica e pedagógica da avaliação, (c) a avaliação precisa considerar as possibilidades e limites técnicos e pedagógicos para construção da aprendizagem.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Educação Presencial; Educação Online; Cibercultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )