SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.01 número02Avaliação da aprendizagem na educação online: relato de pesquisaDesafios e perspectivas em ambiente virtual de aprendizagem: inter-relações formação tecnológica e prática docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação, Formação e Tecnologias

versión On-line ISSN 1646-933X

Resumen

MARSON, Isabel Cristina Vollet  y  SANTOS, Ademir Valdir dos. Podcast, Audacity, Youtube, Skypecast, Chat e Webquest: Possibilidades didáctico-pedagógicas na Internet para o docente de língua Inglesa. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2008, vol.01, n.02, pp.40-49. ISSN 1646-933X.

Resumo: A pesquisa que se apresenta discute possibilidades formativas da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem. Foi embasada num curso de formação continuada com oito professores de Língua Inglesa do ensino superior. Foram propostos, utilizados e avaliados recursos aplicáveis às práticas educativas: Podcast, Audacity, YouTube, Skypecast, Chat e Webquest. A avaliação foi feita com base nas respostas a perguntas e questionários, que foram submetidas à análise de conteúdo. Os resultados mostram que os ambientes virtuais possibilitam novas práticas educativas com ganhos para o ensino-aprendizagem. A análise configurou categorias relacionadas à formação continuada docente, que exprimem as possibilidades didático-pedagógicas do computador e da Internet: objeto, novo, interação, comunicação, mudança, curso, atualização, Internet, resistência à mudança, melhora, equipamento.

Palabras clave : Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Docência; Formação Continuada; Língua Inglesa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )