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Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

SILVEIRA, Heraldo; LIEDKE, Gabriela; DALLA-BONA, Reni  e  SILVEIRA, Heloisa. Development of a graphic application and evaluation of teaching and learning of the bisecting-angle technique for periapical radiographs. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2008, vol.01, n.02, pp.59-65. ISSN 1646-933X.

Resumo: A radiografia periapical da bissetriz é a técnica radiográfica mais utilizada entre os cirurgiões-dentistas e também a que apresenta o maior índice de erros. Estes dados e também a dificuldade encontrada para o ensino desta complexa técnica levou os educadores a repensarem o processo de ensino-aprendizagem tradicional. O aprendizado auxiliado por computador (CAL) vem sendo utilizado na Odontologia e estudos comprovam que o uso da hipermídia não apenas aumenta a motivação para o estudo, como também facilita a absorção do conhecimento. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um arquivo de tecnologia gráfica (ATG) para o treinamento e aperfeiçoamento da técnica radiográfica periapical da bissetriz e testá-lo junto aos alunos da graduação, como forma de facilitar o processo ensino-aprendizagem deste complexo procedimento. O ATG foi desenvolvido a partir do programa Microssoft Power Point e consta de sessões teóricas e práticas (para facilitar o aprendizado e treinamento dos usuários), abrangendo todos os passos inerentes a realização de adequada técnica radiográfica periapical da bissetriz. Vinte alunos foram selecionados para participar do estudo, sendo 10 do grupo teste (método convencional de ensino e CAL) e 10 do grupo controle (método convencional de ensino exclusivamente). A eficácia do CAL foi avaliada a partir de uma atividade prática simulada em paciente (através de critérios qualitativos desenvolvidos em uma ficha de avaliação) e de uma prova prática da técnica radiográfica em fanton. Os resultados mostraram que os alunos do grupo teste (CAL) obtiveram em média 71,66% de acertos e os do grupo controle, 58,33% durante a simulação. A média da nota na prova prática também foi superior no grupo teste: 8,25 contra 6,95. Todos os usuários do programa sentiram que este facilitou o aprendizado da técnica. A partir destes resultados conclui-se que o uso da tecnologia virtual facilita a compreensão e o domínio da técnica radiográfica por alunos de Odontologia.

Palavras-chave : Aprendizagem; Aprendizagem Apoiada por Computador; Radiografia Periapical.

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